sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Conectividade Social Desconectada

      Olá a todos! Profissionais da àrea, leitores casuais, interessados, estudantes, críticos. Meu "olá" para todos! Peço desculpas pela ausência... Dou aquele nosso aviso de sempre: esta disponível no dpdfonline um pacote de serviços que inclui : Folha de Pagamento, Contra-cheque, Sefip, Caged e Rais por um preço ínfimo, um preço ridículo, não da nem pra levar à sério o gasto $$$. Apenas R$ 230,00!!/mês! Passe-nos a folha e despreocupe! Esteja à vontade para contactar pelo Twitter, Facebook, Orkut, MSN (dpdfonline@gmail.com), ou Nosso Email (dpdfonline@gmail.com) ou esteja à vontade!!!
      Como todos nós, mensalmente, estava trabalhando com o RH de uma empresa, quando vi a necessidade de instalar o Conectividade Social em um computador e em meu computador pessoal. Ok, uma instalação de um programa, ainda mais um programa do governo, não é difícil!! Pensava eu, dando como concluída essa tarefa mesmo antes do fim... Hum! lêdo engano!! Minhas esperanças iam se esvaindo a cada mensagem de erro.
      Procedimento padrão, caso você não consiga usar um determinado programa é localizar o fornecedor e pedir o suporte ao seu problema. Acessei o site da CEF e depois de uma leitura minuciosa de 30 min. no site à procura de um FAQ (Frequentily Asked Question/ Perguntas Feitas Frequentemente) não encontrando nada nesse sentido e/ ou eficiente. Vamos ligar no Help Desk da caixa. Fiz uma primeira tentativa, ja antecipando que iria esperar no mínimo 15 min. para falar com alguem, escolho a opção e tutututu... Beleza, isso acontece, vamos la não é um sinal de ocupado que vai me demover do meu objetivo, eles devem estar com as linhas congestionadas, pensei. Tentei de novo, disca o número, escolhe a opção | Conectividade Social | e tutututu! Bem nessa etapa estava mais nervoso.  Discarei de novo! E ai tutututu. Esse processo levou 4 horas naquele dia!!! Passei o outro dia ligando e nessa etapa ja estava consultando o poderoso Oráculo (Google) e achei poucas informações sobre o Conectividade da Caixa apenas um blog : http://www.passoapasso.info, onde tinha uma lista extensa de reclamações quanto a conectividade social e o quanto o help desk era ineficiente. Fiz alguns procedimentos descritos nesse site como: desinstalar o Java da Sun e instalar o Java da Microsoft, acessar o site (há a possibilidvade de acessar o sistema atraves do site:http://cmt.gov.br) e mesmo lá não consegui o acesso. No dia anterior ja tinha tentando nesse site, recebendo apenas a mensagem : "Falha na Autenticação da Mídia". uma beleza!...
      Mudei de foco saiu o Auxiliar Contabil e entrou o Técnico de TI (Tecnologia da Informação). Descobri vários trojans (Cavalos de Tróia) de nomes e famílias diferentes colonizando o tal computador. Procedi ao download de ferramentas adequadas, isolei o computador da rede, sem internet, retirei as ameaças por etapa. Por fim, consegui remover a grande maioria, voltando a normalidade do Windows, ou seja, ainda há algumas coisinhas escondidas ... :) Após esse trabalho Hercúleo consegui finalmente instalar o programa e agora estamos apenas esperando a chave *.pri.
      Fica a pergunta, eu conhecedor de informáica demorei 2 dias pra instalar um sistema , que à princípio, deveria ter uma instalação mais amigável (inclusive para efeito da tão alardeada inclusão digital). Pensemos em uma pessoa que tenha dificuldades, como um senhor idoso ou deficiente. Apelar para quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário